Whatsapp Vitamina D auxilia contra a alopecia? | Dra. Joise Wottrich
Compartilhe:

Vitamina D auxilia contra a alopecia?

A vitamina D exerce sua ação através do receptor de vitamina D. Esse receptor é expresso em queratinócitos e em duas populações de células principais no folículo piloso: queratinócitos epidérmicos e células mesodérmicas da papila dérmica. Esse receptor é crucial para a integridade do folículo. Sua expressão é necessária para o ciclo normal do cabelo, e sua deficiência pode inibir a diferenciação dos queratinócitos e perturbar o ciclo normal do folículo piloso pós-natal.


Foi demonstrado que em camundongos sem receptor de vitamina D, os folículos pilosos  tornam-se alterados, e a papila dérmica se separa do resto do folículo piloso, resultando em queda e também bloqueando a fase anágena, que corresponde ao nascimento de novos fios.


Considerando que quaisquer distúrbios no ciclo do folículo piloso podem levar à queda de cabelo, não é surpreendente que o possível papel da vitamina D na alopecia tenha sido investigado em muitos estudos.


Os estudos revelaram alterações importantes nos níveis séricos de vitamina D em pacientes com diferentes tipos de alopecia não cicatricial. Na maioria dos relatos, os níveis séricos médios de vitamina D estavam diminuídos quando comparados ao controle saudável, o que pode sugerir um papel causal dessa diminuição na patogênese da queda de cabelo. Mais estudos incluindo grupos maiores de pacientes com critérios de inclusão padronizados e protocolos padronizados de medição são necessários para avaliar o estado da vitamina D e o efeito da suplementação de vitamina D na alopecia.


Fica a dica para manter seus exames laboratoriais em dia!

POR: Dra. Joise Wottrich


CONTEÚDOS RELACIONADOS:

Você sabe quais são os efeitos do amor em sua pele?

Você sabe quais são os efeitos do amor em sua pele?

Não é de hoje que ouvimos: "O amor faz bem para a pele".  Nesse post, vamos desvendar o porquê desse efeito!

Veja mais
O tempo não passa para Xuxa, Angélica e Eliana...por que será?

O tempo não passa para Xuxa, Angélica e Eliana...por que será?

As apresentadoras que abrilhantaram o evento do Criança Esperança, com certeza têm investido no "gerenciamento do envelhecimento". 

Vamos conversar sobre a individualidade de cada uma?

Veja mais
Estratégias nutricionais contribuem para reduzir sintomas da menopausa

Estratégias nutricionais contribuem para reduzir sintomas da menopausa

Uma dieta saudável pode ajudar a reduzir a gravidade dos sintomas da menopausa, bem como auxiliar a proteger o organismo contra problemas de saúde que podem acontecer nesta fase. Eu te explico como isso é possível.

Veja mais
Developed by Agência Jung