O lipedema é uma doença crônica caracterizada pelo acúmulo anormal e simétrico de gordura, principalmente nos membros inferiores e superiores.
Conheça os sintomas
Diagnóstico e causas
O diagnóstico do lipedema é essencialmente clínico, baseado em exame físico detalhado e anamnese e pode ser classificado em 5 tipos (conforme a localização) e 4 estágios de gravidade.
Entre as causas do lipedema estão a predisposição genética, anfluência hormonal (particularmente do estrogênio), disfunções microvasculares (capilares sanguíneos e linfáticos), hipertrofia e hiperplasia de adipócitos e inflamação crônica de baixo grau.
E como é o tratamento?
O tratamento deve ser multidisciplinar e inclui mudança no estilo de vida com foco em controle de peso e tratamento da obesidade, fisioterapia descongestiva (drenagem linfática, compressão, exercícios específicos), suplementação nutricional e educação do paciente. A dieta cetogênica modificada e a dieta mediterrânea com alimentos anti-inflamatórios mostraram benefícios. O exercício deve incluir atividades de baixo impacto como caminhada, bicicleta, natação e exercícios posturais.
Algumas tecnologias vão auxiliar no tratamento e atuar no controle da dor, como o Unyque Pro, com a ponteira Refreeze, trazendo resultados incríveis.
POR: Dra. Joise Wottrich
Probióticos são bactérias vivas encontradas em alimentos fermentados. E quanto mais bactérias boas há no intestino, menos bactérias ruins se instalam no nosso corpo. Mas, será que os probióticos podem causar efeitos colaterais?
Veja mais
Nos últimos anos, os agonistas do receptor de GLP-1 — como semaglutida, liraglutida, dulaglutida e tirzepatida — se tornaram populares no tratamento de obesidade, diabetes e na busca por emagrecimento saudável.
Veja mais
Uma alimentação balanceada e adequada pode auxiliar na reposição hormonal das mulheres durante a menopausa. Isso ajuda a prevenir efeitos indesejados, como a flacidez e a perda de colágeno. Aqui, eu te explico quais são os alimentos essenciais nesse período.
Veja mais