Assim como a região dos olhos, os lábios também sofrem com os efeitos do envelhecimento. Desta forma, passam a apresentar marcas e perda de volume. Nesse momento, o preenchimento labial surge como uma opção para combater os sinais e promover um estímulo à produção de colágeno, recuperando o viço e volumizando a região.
O design de lábios tem como finalidade delinear o contorno labial, aumentar o volume ou ainda projetá-los.
Mas afinal, qual a diferença entre o preenchimento e o design de lábios?
Na prática, o design vai além do mero aumento de volume labial, sendo um procedimento minimamente invasivo, que leva em conta as formas e a simetria da face para projetar um lábio perfeito, único e exclusivo. Pode ser definido como uma etapa complementar ao preenchimento: uma forma de atingir um resultado mais harmônico e simétrico com a face, que transmita naturalidade em cada detalhe.
Por meio da aplicação de ácido hialurônico – substância naturalmente presente no organismo humano e que, portanto, não representa riscos ao paciente -, é possível preencher o espaço entre as células e melhorar o aspecto dos lábios de maneira rápida e eficaz.
O procedimento deve ser feito com algum tipo de sedação leve, como a anestesia tópica, para que as injeções não causem desconforto. Sendo assim, é considerada uma técnica tranquila, desde que realizada por um profissional de confiança e em um ambiente adequado.
Após o preenchimento labial, o paciente já pode ir para casa e retomar suas atividades normalmente, não sendo necessário internação ou repouso. É normal que os lábios fiquem inchados por até 48 horas após a aplicação, mas esse aspecto logo desaparece.
O ácido hialurônico vai sendo absorvido e o preenchimento começa a ficar aparente, dando a forma prevista aos lábios progressivamente. Em pouco menos de três semanas, o resultado final se revela e deve durar de 6 a 12 meses.