Whatsapp O que são nutricosméticos? | Dra. Joise Wottrich
Compartilhe:

O que são nutricosméticos?

Há muitos séculos, a nutrição tem sido usada para realçar a beleza e retardar o envelhecimento. Nos últimos tempos, essa conexão ficou ainda mais forte com o surgimento dos nutricosméticos.  

Nutricosméticos, popularmente conhecidos como “pílulas da beleza”, são produtos com a função de melhorar a aparência da pele, unhas e cabelo. São consumidos por via oral, seja por meio de suplementos ou através da fortificação de alimentos e bebidas (balas, gomas, chás, dentre outros). 

Tais produtos representam a junção conceitual de nutracêuticos e cosméticos, mas é importante diferenciar tais termos. Enquanto os nutracêuticos desempenham papel da prevenção e tratamento de doenças, os nutricosméticos são focados exclusivamente na estética. 


O papel da nutrição na pele, cabelo e unhas:

A beleza da pele é um fenômeno multifatorial, determinado principalmente por alterações na concentração do ácido hialurônico, colágeno e elastina. Com o envelhecimento, a diminuição na produção de tais fibras leva à perda da elasticidade, rugas, aspereza, despigmentação, flacidez, etc. 

Múltiplos fatores geram o envelhecimento cutâneo, incluindo tanto causas intrínsecas (fisiológicas e genéticas) quanto causas extrínsecas (radicais livres gerados por radiação UV, oxidantes químicos, poluentes, tabagismo e microrganismos). 

Neste sentido, a utilização de nutricosméticos pode interferir nos mecanismos de envelhecimento prematuro da pele e contribuir para sua aparência. Assim também acontece para os cuidados capilares e das unhas, pois a nutrição adequada atua contra os sinais de envelhecimento destas estruturas (perda de cor, textura alterada, crescimento lento, redução de brilho, fragilidade, etc). 


Quais são os nutricosméticos?

Diversas são as substâncias nutricionais usadas como nutricosméticos, mas as principais delas incluem as vitaminas e minerais antioxidantes, ácidos graxos poliinsaturados, probióticos e outros compostos bioativos. Contudo, o consenso em relação à eficácia destas substâncias nos efeitos estéticos ainda carece de um maior número de ensaios clínicos a longo prazo. 


Quais são os riscos? 

Apesar dos benefícios relacionados à beleza, o consumo de nutricosméticos possui alguns riscos. O principal ponto de preocupação são as doses consumidas, uma vez que muitos compostos presentes nos nutricosméticos já são contemplados em uma alimentação habitual. Por consequência, os níveis máximos de ingestão tolerável (ULs) podem ser ultrapassados, ocasionando efeitos adversos. 

Além disso, estes suplementos da beleza podem interagir com inúmeros medicamentos. Essas interações medicamentosas podem afetar a eficácia dos medicamentos prescritos, bem como aumentar o risco de efeitos colaterais indesejados. 

Por fim, outros componentes presentes nas fórmulas dos nutricosméticos podem acarretar alergias, além de efeitos teratogênicos em mulheres grávidas. Dessa maneira, é muito importante que os nutricosméticos sejam consumidos apenas sob a supervisão de profissionais de saúde qualificados. 


Estilo de vida em primeiro lugar 

Enquanto nutricosméticos podem ser uma ferramenta interessante para alcançar uma aparência saudável e radiante, eles não substituem a importância de um estilo de vida equilibrado. D

iversos fatores determinam a saúde da pele, cabelo e unhas, na direção contrária do envelhecimento prematuro. São elas: hidratação, dieta, exercícios físicos, exposição solar, tabagismo, etilismo, sono, gestão do estresse e cuidados tópicos. 

Sobretudo, o papel da alimentação saudável parece ser essencialmente importante para a beleza exterior. Como o envelhecimento precoce está intrinsecamente ligado à inflamação, uma dieta anti-inflamatória pode ser a chave para aliar nutrição e estética.

POR: Dra. Joise Wottrich


CONTEÚDOS RELACIONADOS:

Dieta anti-inflamatória pode reduzir risco de câncer de mama

Dieta anti-inflamatória pode reduzir risco de câncer de mama

Além do fator genético/hereditário, a alimentação também é um fator importante quando o assunto é  câncer de mama. Entenda como a dieta anti-inflamatória se tornou uma peça chave para prevenir o desenvolvimento da doença.

Veja mais
Você sabe quais são os efeitos do amor em sua pele?

Você sabe quais são os efeitos do amor em sua pele?

Não é de hoje que ouvimos: "O amor faz bem para a pele".  Nesse post, vamos desvendar o porquê desse efeito!

Veja mais
Alimentos essenciais na reposição hormonal na menopausa

Alimentos essenciais na reposição hormonal na menopausa

Uma alimentação balanceada e adequada pode auxiliar na reposição hormonal das mulheres durante a menopausa. Isso ajuda a prevenir efeitos indesejados, como a flacidez e a perda de colágeno. Aqui, eu te explico quais são os alimentos essenciais nesse período.

Veja mais
Developed by Agência Jung