O lipedema é uma condição crônica caracterizada pelo acúmulo irregular de gordura, principalmente nas pernas, quadris e, às vezes, nos braços, com uma desproporção em relação ao resto do corpo. Seus principais sinais e sintomas incluem:
Agora que você conhece os principais sinais, veja como a alimentação, exercícios e a hidratação podem ajudar no manejo dessa condição.
O lipedema é uma condição que exige cuidados específicos, e a alimentação, a prática de exercícios físicos e a ingestão de água desempenham um papel fundamental no controle dos sintomas. Veja abaixo algumas dicas essenciais para quem deseja melhorar a qualidade de vida convivendo com o lipedema.
A dieta deve ser rica em alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes, além de ajudar a evitar a retenção de líquidos. Priorize:
Evite alimentos ultraprocessados, ricos em sódio, açúcar e frituras, que podem aumentar a inflamação e a retenção de líquidos.
Para quem tem lipedema, os exercícios físicos devem ser de baixo impacto para proteger as articulações e melhorar a circulação. Atividades como *caminhada, **natação, *pilates e yoga são ótimas opções. Além disso, o fortalecimento muscular com pesos leves e exercícios de drenagem linfática ajudam a reduzir o inchaço e promover o bem-estar.
Beber água é fundamental para o bom funcionamento do sistema linfático. Recomenda-se consumir de 2 a 3 litros de água por dia, ajudando a eliminar toxinas e reduzir a retenção de líquidos. Chás de ervas, como o de cavalinha e gengibre, podem ser uma boa alternativa para variar a ingestão de líquidos e contribuir para a drenagem linfática.
Com essas orientações, você pode controlar melhor os sintomas do lipedema e melhorar sua qualidade de vida de forma natural e saudável.
POR: Dra. Joise Wottrich
A saúde do fígado está diretamente conectada ao intestino. Estudos recentes indicam que a microbiota intestinal — o conjunto de micro-organismos que vivem no nosso intestino — desempenha um papel importante na progressão da Esteatose Hepática Não Alcoólica (NAFLD). Essa doença afeta cerca de 25% da população mundial e está associada à obesidade, resistência à insulina, e outras complicações metabólicas.
Veja maisAs apresentadoras que abrilhantaram o evento do Criança Esperança, com certeza têm investido no "gerenciamento do envelhecimento".
Vamos conversar sobre a individualidade de cada uma?
Veja maisA beleza de um rosto é a expressão de uma verdade interior, refletida em cada característica individual e na maneira como estas interagem como um todo.
Vamos refletir sobre o assunto?
Veja mais