Whatsapp Autoconhecimento | Dra. Joise Wottrich
Compartilhe:

Autoconhecimento

Saiba quem você é e seu limite: essa é uma chave pessoal e profissional. Quando me olho no espelho, me reconheço?  

O ser humano é repleto de dúvidas. Uma delas, entretanto, costuma tirar o sono de muita gente: quem sou eu? Pensei em escrever este texto porque me refiz esta pergunta ainda nesses dias. O que me define? Minha profissão? Meu casamento? Minhas conquistas? Provavelmente em algum momento da vida, você já deve ter se feito esta pergunta, ou já perguntou para outro: quem é você? Ao longo da história da humanidade, a busca pela identidade tem sido uma constante para pensadores, que procuram responder esta questão de diferentes formas. Seja na inscrição do Templo de Apolo que diz “Conhece-te a ti mesmo”, seja na música Who Are You, da banda The Who. É claro que uma pergunta tão complexa quanto esta apresenta diferentes respostas, hipóteses e praticamente nenhum consenso. Por que é tão difícil encontrar a resposta certa? Saiba quem você é e seu limite: essa é uma chave pessoal e profissional. Quando me olho no espelho, me reconheço? A primeira dificuldade está no fato de a nossa identidade estar sempre mudando. O ser humano está constante transformação, no melhor estilo Metamorfose Ambulante, de Raul Seixas. Ninguém hoje é exatamente a mesma pessoa que era há 5 ou 10 anos. Nem será daqui a 20, 30 ou 50 anos. Conhece a ti mesmo. Acredito ser este o primeiro passo. Esta questão é importantíssima. Saber quem sou, meus limites, meus desejos, o que realmente quero. Temos pistas para ajudar a refletir sobre isso. A inveja é um excelente elemento para se conhecer, mas note, que ela é diferente da cobiça. Vou dar um exemplo: quando você olha para o outro e pensa: Nossa! Como ele é uma pessoa que fala bem... vou estudar e me esforçar para ser assim também. Veja que isto reflete uma cobiça, um desejo, um exemplo a ser seguido. Já a inveja, é quando você tem raiva ou sofre pelo que o outro é ou pelo que ele possui. O que isto reflete? O que eu realmente desejo? O que a sociedade me diz para desejar? Sem pretensões filosóficas de escrita, muito menos de complicar uma pergunta tão complexa quanto esta, mas talvez seja importante você reservar um tempo para o autoconhecimento.

 É por isso que responder a uma pergunta como quem sou eu é tão complicado e, para tentar respondê-la, seria necessário mergulhar num oceano muito profundo. Viver e deixar a vida te levar, não gera desconforto, não da inquietude. Acho que é até mais fácil, mas a pergunta é: o que você quer?

POR: Dra. Joise Wottrich


CONTEÚDOS RELACIONADOS:

O que são nutricosméticos?

O que são nutricosméticos?

Os nutricosméticos prometem transformar pele, cabelo e unhas de dentro para fora. Por isso, vamos entender qual é a conexão entre nutrição e beleza, destacando como esses produtos atuam no gerenciamento do envelhecimento. Quando aliados a uma dieta anti-inflamatória e um estilo de vida saudável, são verdadeiros agentes para uma beleza radiante.

Veja mais
A nossa alimentação pode influenciar na qualidade do sono

A nossa alimentação pode influenciar na qualidade do sono

A insônia ainda perturba boa parte dos indivíduos. Estudos recentes demonstram relações da nossa alimentação e nosso sono.  Saiba quais são os alimentos que mais prejudicam o nosso descanso e as pessoas mais afetadas por essa questão.

Veja mais
Podcast | Melasma

Podcast | Melasma

No meu podcast sobre Melasma, falo da importância do tratamento feito com responsabilidade, para que seja possível alcançar os resultados desejados. É importante lembrar que um só protocolo não vai solucionar o Melasma, é necessário um tratamento especializado! 

Vamos conversar sobre o assunto?

Veja mais
Developed by Agência Jung