Hoje quero falar mais um pouquinho sobre este assunto que preocupa muitas de nós, principalmente quando chegamos a uma certa fase, a menopausa. Ela é um processo natural em que os ovários param de produzir estrogênio. Essa queda hormonal afeta a pele, já que o estrogênio é fundamental para sua manutenção e saúde. Uma das principais mudanças que notamos na pele durante a menopausa é a perda de hidratação. A pele fica mais seca e fina.
Além disso, perde elasticidade e firmeza, e aparecem rugas e linhas de expressão. Também podemos notar manchas e alterações na pigmentação da pele, bem como aumento da sensibilidade à luz solar. Isso ocorre porque os estrogênios também têm um papel importante na proteção da pele contra os raios UV.
Mas nem tudo está perdido. Existem certos tratamentos que podem ajudar.
Se você está preocupada com as mudanças em sua pele durante a menopausa, não hesite em consultar um especialista que poderá recomendar o tratamento mais adequado às suas necessidades. Espero que essas dicas tenham sido úteis para você. Se você tiver alguma dúvida ou comentário, deixe-me uma mensagem.
POR: Dra. Joise Wottrich
Uma dieta saudável pode ajudar a reduzir a gravidade dos sintomas da menopausa, bem como auxiliar a proteger o organismo contra problemas de saúde que podem acontecer nesta fase. Eu te explico como isso é possível.
Veja maisA intolerância à histamina é uma condição que tem se tornado cada vez mais reconhecida, embora ainda seja pouco compreendida por muitos pacientes. Ela ocorre quando o corpo tem dificuldade em metabolizar a histamina, uma substância presente naturalmente em certos alimentos e também produzida pelo nosso organismo. A histamina desempenha um papel essencial no sistema imunológico, digestivo e nervoso, mas, em pessoas com intolerância, o acúmulo dessa substância pode levar a uma série de sintomas desconfortáveis.
Veja maisUma carta sincera e com um final feliz. Confira!
Veja mais