Whatsapp Dieta anti-inflamatória pode reduzir risco de câncer de mama | Dra. Joise Wottrich
Compartilhe:

Dieta anti-inflamatória pode reduzir risco de câncer de mama

Todos os anos, mais de 1,5 milhão de casos de câncer de mama são diagnosticados em mulheres de todo o mundo, e a doença pode ser ainda mais recorrente em países que estão em desenvolvimento, como o Brasil.


Muitos fatores evitáveis podem colaborar com o desenvolvimento dos tumores na região das mamas, tal qual o tabagismo, a falta de atividade física, a obesidade e a qualidade da dieta.


E, segundo um estudo publicado no periódico Nutrition Journal, o consumo de alimentos que contribuem para inflamações internas no organismo pode aumentar o risco de mulheres terem câncer de mama ao longo da vida.

Para entender a relação entre a alimentação e a incidência de tumores, os cientistas avaliaram alguns sistemas de pontuação como o índice de inflamação da dieta e do estilo de vida de mulheres iranianas.


Como resultado, as que optaram por um consumo maior de alimentos como carnes processadas e bebidas energéticas, que faziam parte do grupo considerado pró-inflamatório, tinham um risco maior de desenvolverem o câncer de mama.


Em contrapartida, aquelas que consumiam menos esses alimentos e seguiam uma dieta considerada anti-inflamatória, possuíam um menor risco de terem a doença. Nesse estilo alimentar, estavam incluídos produtos como peixes, hortaliças, legumes, frutas, laticínios com baixo teor de gordura e nozes.


Porém, vale ressaltar que são necessárias mais investigações clínicas para entender como o padrão alimentar pode ajudar na prevenção do câncer de mama.


Exames genéticos para avaliar o risco de desenvolver câncer de mama podem auxiliar muito na prevenção da doença. E, a partir do resultado, consultar ajuda nutricional para seguir um plano alimentar individual e que esteja alinhado com as suas necessidades diárias.

POR: Dra. Joise Wottrich


CONTEÚDOS RELACIONADOS:

É verdade que os probióticos são aliados da saúde?

É verdade que os probióticos são aliados da saúde?

Probióticos são bactérias vivas encontradas em alimentos fermentados. E quanto mais bactérias boas há no intestino, menos bactérias ruins se instalam no nosso corpo.  Mas, será que os probióticos podem causar efeitos colaterais?

Veja mais
Você sabe quais são os efeitos do amor em sua pele?

Você sabe quais são os efeitos do amor em sua pele?

Não é de hoje que ouvimos: "O amor faz bem para a pele".  Nesse post, vamos desvendar o porquê desse efeito!

Veja mais
Sabonetes Hidratantes

Sabonetes Hidratantes

Quem não gosta de ficar um pouco mais no banho quentinho durante o inverno?

Veja mais
Developed by Agência Jung