Whatsapp Estratégias nutricionais contribuem para reduzir sintomas da menopausa | Dra. Joise Wottrich
Compartilhe:

Estratégias nutricionais contribuem para reduzir sintomas da menopausa

Como alternativa, algumas estratégias nutricionais são eficazes para reduzir os problemas causados pela menopausa. Continue lendo para conhecê-las.

O que acontece com o corpo quando entra na menopausa? A menopausa está associada a diversas alterações no corpo feminino como aumento da obesidade, doenças cardiovasculares e osteoporose. E por que isso acontece? Basicamente, por conta da diminuição dos hormônios sexuais, estrogênio e progesterona.

Em primeiro lugar, a redução dos níveis de estrógeno diminui a massa magra e aumenta a massa gorda. Assim, mais gordura passa a se acumular nos depósitos centrais e ocorre um aumento do IMC e da adiposidade central.

 A privação do estrogênio também provoca aumento do tônus vascular e prejudica a vasodilatação, aumentando a pressão arterial. Além disso, a sensibilidade ao sódio aumenta durante a transição para a menopausa, levando à retenção de líquidos. Esses mecanismos contribuem para um maior risco cardiovascular.

Por fim, o declínio dos hormônios reprodutivos também diminui a densidade mineral óssea, fator de risco para o desenvolvimento da osteoporose.

Quais são os sintomas da menopausa?
 A partir do climatério, período que antecede a menopausa, muitos sinais podem começar a aparecer. Eles podem durar um ou vários anos, sendo que a quantidade e a intensidade varia de mulher para mulher.

 Em suma, os principais sinais e sintomas da menopausa são:

 Menstruação irregular e/ou abundante;
Ganho de peso;
 Ondas de calor;
 Suor noturno;
 Irritabilidade/mau humor;
Falta de concentração e memória prejudicada;
Aumento da pressão arterial;
Alterações no perfil lipídico (aumento no LDL-colesterol e triglicerídeos, diminuição do HDL-colesterol);
Dor de cabeça;
Dores nas articulações; 

Dificuldade para dormir; 

Baixa libido; 

Secura vaginal;

Relação sexual dolorosa.


Como a alimentação pode ajudar na menopausa? Uma dieta saudável pode ajudar a reduzir a gravidade dos sintomas da menopausa. Além disso, também protege contra problemas de saúde associados a esta fase.

Assim, algumas estratégias nutricionais são defendidas pela ciência como forma de contrabalancear os efeitos negativos do declínio dos hormônios sexuais. Veja a seguir.

 Fitoestrógenos

 Os fitoestrogênios são muito semelhantes ao estrogênio humano. Se ingeridos regularmente e em quantidades suficientes, eles podem começar a ter efeitos levemente semelhantes ao estrogênio – o que é útil quando os níveis de estrogênio diminuem. Além disso, também são benéficos para o coração.

As fontes de fitoestrógenos (isoflavonas ou lignanas) incluem:
Soja;
Tofu;
Linhaça;
Edamame;
Vagem;
Lentilha;
Grão-de-bico.

Para que os benefícios dos fitoestrógenos sejam notados, pode levar de dois a três meses. É mais interessante consumi-los várias vezes ao dia, do que em uma única grande dose.

Dieta mediterrânea

 Na menopausa, a adoção de um padrão de dieta mediterrânea pode trazer inúmeros benefícios.

Por atuar diretamente nos fatores de risco para o catabolismo muscular (estresse oxidativo, inflamação e resistência à insulina), os componentes da dieta mediterrânea têm sido associados a melhores medidas musculares em mulheres na pós-menopausa.

 Além disso, esse padrão dietético também está positivamente associado à densidade mineral óssea em mulheres pós-menopausa. Estes benefícios podem ser resultado do alto conteúdo de carotenóides, vitamina K e vitamina C.
Por fim, a dieta mediterrânea também reduz os riscos cardiovasculares, com diminuição na pressão arterial e nos níveis de colesterol.

POR: Dra. Joise Wottrich


CONTEÚDOS RELACIONADOS:

O tempo não passa para Xuxa, Angélica e Eliana...por que será?

O tempo não passa para Xuxa, Angélica e Eliana...por que será?

As apresentadoras que abrilhantaram o evento do Criança Esperança, com certeza têm investido no "gerenciamento do envelhecimento". 

Vamos conversar sobre a individualidade de cada uma?

Veja mais
Que marcas um rosto masculino carrega?

Que marcas um rosto masculino carrega?

As marcas também podem ser observadas no rosto masculino, já que o mesmo também sofre ações da vida e expressa sentimentos.  Saiba mais nesse post.

Veja mais
Você sabe quais são os efeitos do amor em sua pele?

Você sabe quais são os efeitos do amor em sua pele?

Não é de hoje que ouvimos: "O amor faz bem para a pele".  Nesse post, vamos desvendar o porquê desse efeito!

Veja mais
Developed by Agência Jung